segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ex-funcionária dos Vigilantes do Peso recorre à justiça trabalhista contra demissão por justa causa por ter engordado 20 quilos em um ano.

O Tribunal Superior do Trabalho, o TST, em Brasília, está julgando uma causa curiosa.
A aposentada Lourabil Groke recorreu ao TST porque foi demitida por justa causa (sem direito a indenizações trabalhistas) do cargo de orientadora do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso, após 15 anos de trabalho, por ter engordado 20 quilos em um ano.
Lourabil alega ter sido pressionada pela chefia, que, apesar de suas justificativas, passou a limitar suas tarefas antes de mandá-la embora.
- Fui demitida por justa causa por estar fora do peso. Usei como argumento a idade, a menopausa e a pressão emocional pela cobrança para me manter magra, apesar da idade, por causa do trabalho, mas nada adiantou. Para o advogado da aposentada, Newton Bereta, a demissão até poderia ter ocorrido, mas não por justa causa, sem direito a aviso prévio e outras indenizações:
- É um caso total de discriminação. Ela só atingiu essa condição por causa da idade. Será que envelhecer e engordar são faltas graves? Lourabil poderia ter sido dispensada, mas sem justa causa, recebendo as indenizações e direitos previstos por lei. Os Vigilantes do Peso não colocam esta limitação no contrato de trabalho. Mas no regulamento interno do grupo está registrado que o aumento visível e exagerado de peso pode levar à perda do cargo de orientador.O caso corre na justiça trabalhista há quatro anos. A aposentada perdeu em duas instâncias anteriores antes de recorrer ao TST. Na maioria dos casos, quem votou contra ela argumentou não ter havido abuso porque o ato de engordar 20 quilos em apenas um ano é diretamente conflitante e incompatível com a tarefa e orientar pessoas a emagrecer.  Da mesma forma que não seria abusivo dispensar, por exemplo, um orientador de um programa de recuperação de alcoólatras que se apresentasse a seu grupo com cheiro de bebida ou eventualmente bebesse na frente dos integrantes. A demissão por justa causa parece, no entanto, um exagero. No TST, até agora, um juiz votou a favor da aposentada, outro contra e um terceiro pediu para ler o processo mais atentamente antes de se manifestar. Lourabil pesava 94 quilos quando foi demitida. Agora, está com 80, mas diz que não aceitaria o emprego de volta. Seu desejo é apenas receber, com juros e correções, as indenizações trabalhistas que julga ter direito. E você, acha que Lourabil sofreu discriminação? Ou engordar 20 quilos em um ano é algo realmente incompatível com uma função como essa? E mesmo que você não considere a demissão abusiva ou fruto de discriminação, considera que a justa causa foi imprópria?


fonte- http://noticias.r7.com/blogs/eduardo-marini/2012/02/16/ex-funcionaria-dos-vigilantes-do-peso-recorre-a-justica-trabalhista-contra-demissao-por-justa-causa-por-ter-engordado-20-quilos-em-um-ano-discriminacao-ou-decisao-aceitavel-do-grupo-opine/

Sei que é difícil, mas regras são regras. Veja para aqueles que são sócios vitalícios podem frenquentar uma vez por mês as reuniões e se engordar; sair fora do peso ideal, tem que pagar e fazer com que volte ao peso ideal. Como uma orientadora vair orientar/ dar incentivo aos associados se está engordando?
E os argumentos dessa orientadora, foram por água abaixo, pois argumenta que devido a idade, menopausa engordou e não conseguia emagrecer. Como que agora ela está 14 kilos mais magra? Foi demitida com 94, atualmente pesa 80 kg. É....se tratando de $$$$$$$ todo mundo quer....

Um comentário:

Pauline disse...

Complicada essa história, realmente uma orientadora do VP engordando e bastante não rola, mas também não acho que dá para ser justa causa (mesmo com o contexto da empresa) o VP é rico e pode pagar as custas para a mulher e fim. heheheh